Hackathon de Internet das Coisas para escolas de ensino médio e graduação de Minas Gerais


REGULAMENTO


Departamento de Computação (DECOM)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Av. Amazonas, 7675 – B. Nova Gameleira – CEP: 30.510-000
15 de agosto de 2018


Este regulamento contém informações básicas e regras sobre o funcionamento deste Hac- kathon que é uma realização do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Todas as regras e disposições deste Regulamento se aplicarão durante todo o período de realização deste Hackathon. É imprescindível que o candidato entenda o inteiro teor deste documento para melhor orientar sua atuação durante todo o evento.


1 Objetivo


O objetivo deste Hackathon é incentivar a inovação e o desenvolvimento de soluções na área de Internet das Coisas (IoT). Este evento consiste em uma maratona que traz a oportuni- dade de se colocar ideias inovativas, demonstrar soluções práticas, iniciativas bem-sucedidas e/ou novos processos que possam ser aplicáveis e eficazes e motivem aos alunos a adquirir novos conhecimentos e descobrir sua vocação pela tecnologia. As soluções desenvolvidas durante o evento deverão seguir o tema proposto durante a abertura do evento.


2 Das datas e dos locais


O presente Hackathon acontecerá entre os dias 25 a 26 de Outubro de 2018. A abertura e o encerramento ocorrerão no Campus II do CEFET-MG - Endereço Av. Amazonas No 7675, B. Nova Gameleira CEP: 30.510-000 - Belo Horizonte - MG, conforme programação apresentada neste documento. No período de 25 a 26 de Outubro, as equipes utilizarão a infraestrutura disponível no Campus para o desenvolvimento de soluções relacionadas ao tema proposto na área de IoT.


3 Da inscrição


Podem efetuar a inscrição para o Hackathon alunos de escolas de ensino médio ou gradu- ação de Minas Gerais, com idade igual ou superior a 16 (dezeseis) anos. A inscrição é online pelo site: http://www.iot-day.com. Ela pode ser feita por qualquer membro da equipe e deve especificar a informação de contato e o nome de cada participante.
O ato de inscrição não implica na participação no evento. Somente as doze (12) primeiras equipes homologadas irão participar. A homologação será feita pela equipe organi- zadora que, seguindo a ordem de inscrição e usando a informação de contato, irá confirmar com as equipes inscritas até chegar às doze (12) equipes homologadas a disposição de par- ticipar no Hackathon e a conformidade com os requisitos de todos os membros da equipe, segundo descrito nessa seção. No ato do credenciamento da equipe é obrigatória a apresen- tação de documento de identidade oficial com foto, após o qual cada participante deve informar seu nome, identidade, data de nascimento, escola e nível cursado atualmente (médio ou gra- duação). Menores devem apresentar autorização escrita de um responsável em formulário conforme modelo de AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE MENOR DE IDADE anexo a este edital.
Participantes com documentação incompleta não serão aceitos na competição.


4 Da participação


As equipes deverão ser definidas por livre escolha dos participantes, respeitando o número de 01 (um) e máximo de 03 (três) integrantes por equipe. Durante o Credenciamento, as equipes deverão ter seu nome e composição confirmada em formulário próprio disponibilizado pela Comissão Organizadora no local do evento.

Os integrantes devem confirmar ter pleno entendimento e aceitação das regras de funcio- namento descritas neste Regulamento, que deverá ser seguido durante todo o Evento. Cada participante será responsável por disponibilizar todos os recursos que julgar necessários para o desenvolvimento de projetos, artefatos de demonstração de resultados e/ou protótipos, tais como computador pessoal (notebook ou desktop), softwares e outros equipamentos.

Os organizadores do evento não se responsabilizarão por eventuais perdas ou danos aos equipamentos dos participantes. Bibliotecas de software ou trechos de código extraídos de fontes externas (internet, livros, artigos) deverão ser devidamente referenciados e creditados durante a apresentação do projeto, seguindo as regras de licenciamento aplicáveis.


5 Da programação


Este Hackathon respeitará o seguinte cronograma de atividades:

Dia 25/10/2018

Local:

08:00 – Credenciamento e Welcome Coffee*. Organização das Equipes

08:30 – Abertura Oficial

11:00 – Apresentação dos locais disponíveis para a maratona de desenvolvimento. Início do Hackathon.

Dia 26/10/2018

Local:

12:00 – Sorteio da ordem de apresentações. Apresentações.

16:00 – Divulgação das Equipes Vencedoras. Premiação e Encerramento.



6 Da apresentação


As apresentações dos projetos, artefatos de demonstração de resultados e/ou protótipos obtidos neste Hackathon pelas equipes participantes serão feitas no dia 26/10/2018, sexta- feira, para os participantes do evento e para Comissão Julgadora no Auditório 201 - Prédio 20 - Campus II do CEFET-MG, Endereço Av. Amazonas No 7675, B. Nova Gameleira CEP: 30.510- 000 - Belo Horizonte - MG, e deverá respeitar a ordem estabelecida pelo sorteio conforme previsto na programação do evento.

Cada equipe contará com o tempo máximo de 10 (dez) minutos, sendo 5 (cinco) minu- tos para apresentação e 5 minutos para debates com a Comissão Julgadora. Ao final, será divulgada a classificação das equipes e premiadas as equipes classificadas em primeiro e segundo lugar.


7 Da avaliação


Haverá uma Comissão Julgadora do Hackathon que será composta por representantes da comunidade científica-acadêmica e do segmento de TIC.

Qualquer proposta de solução poderá ser desclassificada caso não obedeça a algum re- quisito deste regulamento, ou seja, identificado como cópia de soluções não referenciadas, ou uso de software não autorizado (sem licenciamento) ou como fraude.

A avaliação dos projetos, artefatos de demonstração de resultados e/ou protótipos obtidos no Hackathon pelas equipes participantes será feita pela Comissão Julgadora do Hackathon, considerando os requisitos, pesos e notas a serem avaliados por item, conforme descrito a seguir.


8 Da premiação


Este Hackathon oferecerá os seguintes prêmios para as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares:

Primeiro Lugar: Uma assinatura semestral do Portal de Membros da Microgênios (portal con- tendo 38 cursos online e 47 seminários sobre programação em sistemas embarcados).

Segundo Lugar: Uma assinatura semestral do Portal de Membros da Microgênios.


9 Das disposições gerais


Todos os participantes estão sujeitos às regras e condições estabelecidas neste regula- mento. Dessa forma, os participantes, no ato de seu cadastro e deferimento de sua inscrição, aderem a todas as disposições, declarando que leram, compreenderam, têm total ciência e aceitam de forma irrestrita todos os itens deste regulamento. O Evento poderá ser suspenso, adiado ou cancelado por decisão da Comissão Organizadora sem que isso gere aos inscri- tos nenhum direito. Nenhuma das disposições deste regulamento, principalmente, no tocante aos projetos apresentados, gerará qualquer direito ou expectativa de direito líquido e certo de pagamento aos participantes pelo desenvolvimento dos projetos, artefatos de demonstração de resultados e/ou protótipos criados neste Hackathon pelas equipes participantes durante o evento, quer seja de ordem material e/ou intelectual a qualquer participante, equipe ou envol- vido na realização deste Hackathon, extensivos também no tocante a Direitos Autorais.

Quanto aos Direitos Autorais de Criação/Autoria pelo desenvolvimento dos projetos, ar- tefatos de demonstração de resultados e/ou protótipos criados neste Hackathon serão dos respectivos autores. Os projetos, artefatos de demonstração de resultados e/ou protótipos cri- ados neste Hackathon pelas equipes participantes durante o evento, poderão ser divulgados a qualquer tempo, independentemente do tipo de mídia que poderá vir a ser utilizada, e/ou qualquer notificação e/ou autorização dos participantes, equipes ou envolvidos.

Os membros das equipes participantes ficarão confinados por 25 horas no prédio 20 – Campus II – CEFET-MG. A saída e entrada ao Campus será vedada no período de 23h do dia 25 até às 7h do dia 26. Os seguintes locais estarão à disposição das equipes durante o período do Hackathon no Campus II do CEFET-MG: Hall do Prédio 20 e Auditórios anexos.

Todos os participantes que fizerem sua inscrição e participarem em qualquer fase deste Hackathon estarão cientes e concordam com as regras descritas neste Regulamento. Os casos omissos não previstos neste Regulamento serão julgados pela Comissão Organizadora e as decisões correspondentes publicitadas.

Os participantes poderão utilizar o Portal de Dados Abertos da Prefeitura de Belo Hori- zonte, http://dados.pbh.gov.br, para acesso a dados textuais e georreferenciados para o desenvolvimento de soluções.

A organização do evento disponibilizará os seguintes recursos para os participantes de- senvolverem soluções (esta lista pode mudar até a data do evento):



Comissão Organizadora HACKATHON CEFET-MG – IoT para escolas de ensino médio e graduação


Belo Horizonte, 2018.
Administrado por: Epaminondas Lage