Lâmpada RGB controlada via Wi-Fi
Vítor Corrêa Silva, Gustavo Henrique dos Reis Torres, Bryan Robson Damasceno de Azevedo, Gustavo de Souza Siqueira

Introdução

O conceito de IOT ganha cada vez mais relevância, e pode ser aplicado à decoração interativa. Além da decoração há aplicações em cromoterapia e adequação de humor ao ambiente, já utilizado em carro, aeronaves, berçários e etc. No Brasil muitos destes produtos são inexistentes ou possuem alto custo.
Tinham-se como objetivos do projeto:
• Estudar, consolidar e aplicar os fundamentos da eletrônica em um projeto multidisciplinar.
• Construção de um protótipo funcional e de baixo custo comandado via internet.
• Possuir uma ampla e dinâmica escala de cores a serem configuradas além das 16 cores padrão do mercado.
Após a identificação e definição do problema proposto, foi posto o estudo, análise comparativa e de viabilidade técnica das soluções. Utilizando conceitos da eletrônica, foi selecionado comunicação e controle Wi-Fi via ESP8266. Além disso o módulo possui embarcado o Gpios com a função PWM. Com o aplicativo Blynk foi criada a HMI(interface homem-máquina). Essa controle é feito através de transistores na alimentação dos LEDS. A composição cromática de cada LED primário forma a iluminação com intensidade e cor adequada.
Ao terminarmos o projeto o resultado obtido é uma lâmpada, que a partir de um micro-controlador, tem a tensão de entrada referente a cada componente de cor RGB
controlada. O projeto porém apresenta um custo energético ligeiramente maior que seu
módulo de inspiração construído pela Xiaomi que possui uma potência de 10W.

Programa Arduino

Conclusão

Ao terminarmos o projeto o resultado obtido é uma lâmpada, que a partir de um microcon-trolador, tem a tensão de entrada referente a cada componente de cor RGB controlada.
O projeto porém apresenta um custo energético ligeiramente maior que seu módulo de inspiração construído pela Xiaomi que possui uma potência de 10W.
O modelo construído conseguiu executar de forma satisfatória sua função. Porém em razão das dimensões físicas dos componentes a quantidade de LEDS a ser inserida no bulbo foi reduzida. Essa questão pode ser corrigida utilizando um encapsulamento que possua de-fletores.

Referências

How does RGB work?: LightWave| LED Lightining Specialists. 2018. Disponível
em: <https://www.lightwaveuk.com/ledtechnology/how-does-rgb-work/>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Everything ESP: Welcome to the New World of ESP. 2018. Disponível em:<https://everythingesp.com/>. Acesso em: 02 set. 2018.
Docs.blynk.cc. 2018. Disponível em: <http://docs.blynk.cc/>. Acesso em: 05 set. 2018.



Administrado por: Epaminondas Lage