Cubo de LED 4x4x4
Douglas Gonçalves Dias, Everton Prado Evangelista e Ricardo Marinho

Introdução

O diodo emissor de luz (LED) tem sido utilizado em grande escala, sua praticidade em montagem, baixo consumo e custo, permitem seu uso de forma intensiva nas indústrias, comércios e residências; este projeto visa utilizar o LED de forma criativa, não apenas como sinalizador, ou como iluminação, mas na criação de imagens que permitem ao desenvolvedor criar ambientes de descontração. O cubo de LEDs tem seu funcionamento baseado no efeito de persistência da visão, no qual depois de captada uma imagem pelos nossos olhos esta permanece na nossa retina por uma fração de segundos, com isso percebe-se que os leds parecem formar a imagem de uma vez, mas na verdade uns apagam e outros acendem de tal maneira que está é a impressão que se têm.

O projeto cubo de Leds visa a criação de imagens que proporcionem um ambiente de entretenimento e descontração. O Led é muito utilizado em diversos campos, podemos observar na indústria, para visualizar os processos, sinalização de emergência, no comercio para propaganda, aplicação nos televisores, monitores de computadores, nas residências para decoração, para iluminação; logo podemos observar que este projeto é um diferencial por sua criatividade e maneira como pode ser usado.

Montagem

Circuito

Programa Arduino

int Columnas[] = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15};
int Filas[] = {16, 17, 18, 19};

int RandFila; //Variable para fila aleatoria
int RandColumna; //Variable para columna aleatoria

void setup()
{
int contador;

for (int contador = 0; contador < 17; contador++){
pinMode(Columnas[contador], OUTPUT); }

for (int contador = 0; contador < 5; contador++){
pinMode(Filas[contador], OUTPUT); }
}

void loop()
{
RandLed();
}

void RandLed()
{
RandFila = random(0,4);
RandColumna = random(0,16);

digitalWrite(Filas[RandFila], HIGH);
digitalWrite(Columnas[RandColumna], HIGH);

delay(75);

digitalWrite(Filas[RandFila], LOW);
digitalWrite(Columnas[RandColumna], LOW);

delay(50);
}

Conclusão

O led é um semicondutor que têm sido muito empregados para iluminação, visando substituir as lâmpadas incandescentes, fluorescentes e eletrônicas, por ser mais barato e por ocupar menos espaço, ele proporciona melhor dimensionamento em decorações de ambientes, tem sido empregado na área da saúde para uma iluminação sem calor; com isso observa-se que o LED é um componente que têm sido empregados com eficácia na sociedade, sendo valorizado por suas características.

Referências

NARDI, Marlon. LED. Disponível em: &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;https://www.marlonnardi.com/p/como-fazer-um-cubo-de-led-4x4x4-com.html&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;. Acesso em: 24 ago. 2018.

FREITAS JUNIOR, Luiz Carlos. CUBO DE LEDS. Disponível em: &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;http://www.fadep.br/engenharia-eletrica/congresso/pdf/118468_1.pdf&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;. Acesso em: 24 ago. 2018.



Administrado por: Epaminondas Lage